Recados...cleomarximenes em 22/10/2011 parabéns pela esf p iniciativa d site mt interesante

sábado, 16 de abril de 2011

AÇÕES DE COMBATE E CONTROLE DO DENGUE.

A Estrategia de Saude da Familia de Amanaiara, realizou nesta semana um mega mutirão de combate e controle do dengue. Foram nos dias 14 e 15 de abril de 2011. Os profissionais: agentes comunitários de saúde, agentes de endemias e funcionários da Unidade Básica de Saúde Leontina Veras, realizaram visitas em todos os domicílios do Distrito de Amanaiara. O evento teve o apoio e a participação de funcionários de meio-ambiente, também dos alunos e professores da EEF Deputado Manoel Rodrigues, e funcionários da limpeza publica. O grupo de participantes foram divididos em pequenos grupos, sendo que cada um deles visitaria um bairro. Ao chegarem nos domicílios, os profissionais e os alunos, orientavam os proprietários de domicílios, e vistoriavam os recipientes de água e os quintais. Orientações foram repassadas aos moradores sobre os riscos de contrair a dengue e suas conseqüências. Informaram e alertaram acerca dos focos positivos de mosquitos encontrado no distrito neste ano. E que isso representa um risco para as nossas famílias. A equipe em diálogos com os moradores, pediram a colaboração deles para combater de forma mais eficiente a reprodução do Aedis Aeagypti, que transmite a dengue. Porque sem a parceria da comunidade ficará muito difícil evitar a reprodução dos mosquitos e prevenir-se de epidemias. O principal cuidado a ser tomado é proteger os recipientes com água. Os mosquitos que transmitem a dengue são resistentes, pois se eles não acharem água parada em um domicilio, eles irão procurar onde tiver para colocar seus ovos. Somente os mosquitos fêmeas picam o homem, visto que eles precisam de uma substancia que contem no sangue para poderem se reproduzir. As fêmeas que vivem em torno de 45 a 60 dias poderão por entre 400 a 600 ovos durante seu ciclo de vida. Ressaltando que metade dos ovos nascerão fêmeas, e outra metade machos. Esses ovos poderão resistir por mais de um ano. Já os mosquitos machos s alimentam de seiva de plantas e de materiais orgânicos e não necessitam de sangue.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

ESF DE AMANAIARA

Foi no ano de 1998, que foi criado as Equipes de Saúde da Família no municipio de Reriutaba. Na ocasião foi fundada a ESF de Amanaiara. Essas equipes tinha o nome de PSF - (Programa Saúde da Família), que era composto de: um médico, um enfermeiro, um auxiliar de enfermagem, um dentista e agentes comunitários de saúde. Os profissionais atendiam nas Unidades de Saúde e tambem faziam visitas aos pacientes que não podiam se locomover para a unidade. Essas equipes tinham como objetivo atender até 3 mil pessoas.
Hoje é denominada ESF - (Estratégia de Saúde da Família), como é assim conhecida. Em Amanaiara a UBSLV (Unidade Básica de Saúde Leontina Veras), dispõe desse atendimentos que assistem as comunidades pertencentes ao nosso distrito.